viernes, 16 de marzo de 2007

Pouco pacífica cidade da Paz









Assim é A Paz: ladeiras mil, tramas de fios de eletricidade, trânsito caótico com buzinas constantes e lotações que parecem que seguem pra China (porque nada se entende do que grita o cobrador para avisar os destinos), arquitetura colonial aos pedaços, vendedores ambulantes ocupando as calçadas, cholas (nome que se dá às índias que se vestem de maneira típica) caminhando apressadas como se estivessem sobre rodinhas e uma colorida atmosfera – fria, da capital mais alta do mundo - de contrastes e energia que é apaixonante.

Triste é avançar rumo ao sul da cidade e notar que há outra La Paz, de pessoas de traços europeus, menos buzinas e mais restaurantes que pegam o estômago pela conta, mas não pela falta de higiene. É uma espécie de parte transitória entre o que se vê no centro – absolutamente só índios – e na publicidade – mulheres de traços finos e cabelos amarelos.

De onde vem tanta negação pra encobrir uma beleza que é verdadeira?

PS, em tempo: valeu, André, revisor oficial da Milaca!

1 comentario:

Anónimo dijo...

milaca maluca...
las mujeres san las CHOLAS y no las choclas... choclo eh aquele tipo de milho que tem uns graos enormes... e choclas devem ser as suas esposas.
besos...
me voy mañana (21.03) por la tam boliviana hacia puerto suarez. despuès, solo dios sabe...