martes, 8 de mayo de 2007

Hasta siempre, América Latina


Acabou!

Foram exatos 70 dias e, sem por nem tirar, uma experiência fascinante. Há muito o que agradecer: o companherismo do Al, o bom humor tupiniquim do André del ano, a companhia surpresa de personagens como Rafael, figura imperdível de Curitiba, de Juan, meu adorável guia de Lima, de Tom, o australiano que vende café e que a Marcinha certamente cataria, e de muitas outras figuras inesquecíveis.

O destaque vai com carinho pro meu querido Alex, que apesar de colombiano não é de todo perigoso (!), e que, com muita dedicação, mostrou a mim tudo o que a Locômbia, um dos auges dessa viagem, tem a oferecer.

O resultado, além de uma cabeça girada, pirada e agitada, sem pedir perdão pela repetição de "adas", é um bando de projetos, fruto de inúmeras novas vontades que se juntaram às velhas, mas, sobretudo, um encontro com a América Latina e com a latinidade em mim e em todos nós (cursi, cursi).

Sem delongas nesse post [meio que] conclusivo, meu voto é que a gente se una. Já somos um povo, um estilo. Estão aí as nuances, que, claro, têm de haver em cada lugar. Mas engana-se quem achar que não se trata de uma só alma.

A grande tarefa pendente - e que a levemos à cabo - é misturar o espanhol e o português, abrir as fronteiras culturais, fortalecer-se em todos os sentidos de dentro pra fora (chega de dependência) e abraçar o continente.

Eu já abracei, por enquanto com tapinha nas costas. Muito há de vir (e que seja nível três!). Por hora, deixo os dedicados leitores deste humilde blog com um obrigada-pela-parte-que-me-toca e com meu site que acabou de nascer para, quem sabe, provocar uma dessas mudanças que eu comentei que desejo.

Nos vemos por aqui, com menos frequência mais com a mesma besteirada, e lá também, no www.lalatina.com.br.

Pois sem medo de posar de Che Guevara, eu ainda digo:

Hasta siempre, Latinoamérica!

2 comentarios:

Anónimo dijo...

pachamama, mãe de todos os latinoamericanos!

a viagem, pelo menos o trecho que pude fazer, foi inesquecível! e também aquilo que vossa santidade nos deu o prazer de compartir... fotos, infos e curiosidades.

bom, a viagem acaba e a jornada se inicia... espero!
e com foto da criadora dos incas em momento de incubação criadora hahahahaha...

que o parto seja indolor e o rebento cheio de energia! precisamos disso por aqui...

beijos y hasta la vitoria, sempre!

camila moraes dijo...

Uhu!

Não teria sido o mesmo sem você, presente real ou virtualmente, queri.

Estaremos sempre juntos para todas as próximas viagens e loucuras ;-)

Besos!

Lalaca Laloca
Milaca Maluca
Pachamama
= Yo