jueves, 27 de marzo de 2008

O poder das palavras

Quando me ambientei aqui na Colômbia, superei o estágio de ouvir o espanhol e comecei a escutar as palavras que usavam. Me contaram que o espanhol tem, todos os regionalismos incluídos, quase 500 mil palavras (fonte confiável: meu professor engomadinho de Gramática). Os colombianos, entre tantas opções, têm suas preferidas. Algumas:

- Não é "lo siento", é "que pena" ou, melhor ainda, "qué pena con usted";
- Em vez de "hombre", "man";
- "Pensadera" em vez de "reflexión";
- Não "prisa", senão "afán";
- Nada de "pasa", o certo é "camina";
- "¿Como estás?" deu lugar para "¿Qué más?" ou para "? Qué hubo?";
- Não é "niño(a)", mas "chino(a)";
- Em vez de "interesante", "chévere";
- "Mamera" em lugar de "cansón";
- "Parce" é o certo, esquece "amigo";
- E O CLÁSSICO: é "tinto" e não "café".

E isso para dar alguns exemplinhos. Já entre as palavras das quais fazem uso próprio, eu destacaria as superintensas "transcendental" (para qualquer coisa que julguem "importante"), "deprimido" (para uma tristezinha básica) e "adiós" (para um simples tchau).

Cada um com seu cada qual ;-)

miércoles, 19 de marzo de 2008

Debut na política


Não que eu ache que a moda ou o cinema sejam menos importantes que a política, mas, sim, eu andava mais preocupada com o fato de entrevistar aqui em Bogotá a Gustavo Petro (meu primeiro entrevistado-político) que Alexandre Herchcovitch durante o São Paulo Fashion Week (apesar do altíssimo mau humor desse último, sempre assustador).

Concluí que pra relaxar e gozar o lance era estudar, preparar as perguntas antes e simplesmente "servi de canal" pro cara contar o conto. E assim foi. E é bem simpático e articulado o tipo; fato é que até curti.

A entrevista foi publicada no Terra Magazine. Fiquei bem feliz com o feito, afinal ninguém no Brasil havia conversado com o cara - que deu bem boas declarações.

O resultado está nos links abaixo, e espero que apareçam comentários dos amigos por aqui.

Português: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2691088-EI6580,00.html.
Espanhol: http://www.co.terra.com/terramagazine/interna/0,,OI2692012-EI8868,00.html.

martes, 4 de marzo de 2008

Chovendo em novos lugares

O 48º Festival de Cinema de Cartagena e o 11º Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá são dois temas que eu podia ter abordado nesse blog - o qual, na verdade, trata humildemente das minhas observações mais do que de dicas e serviços. Mas para que vou chover onde já chovi?


O primeiro caso, na verdade, entrou no blog da Latina (confiram). Já do segundo, um dos grandes acontecimentos da vida cultural de Bogotá, ainda dá pra falar, mas acho mais legal esperar que passe para contar com olhares de "eu fui e achei o seguinte" (assim que, aguardem).





O fato é que a grande novidade deste post é que tanto um assunto quanto o outro viraram meus temas de colaboração com o recém-nascido blog do Repique, hospedado no Terra e a cargo de Paula Guedes, amiga de uma queridíssima amiga minha, e Odara Carvalho. Ambas são atrizes, e o tema das meninas no Repique é "variedades". O post de Cartagena foi publicado sexta passada (vejam aqui; o festival rola até dia 7 de março); o do Festival Iberoamericano será liberado nesta sexta (vejam lá).

Acho uma verdadeira delícia isso dos blogs assumirem o "quente jornalístico". Pode ser perigoso, porque é mais difícil saber em quem confiar, mas também da para pesquisar bem e escolher seu lugar de colher informação, sua linguagem e seu pique preferidos. Tem vários por aí, e são cada vez mais profissionais. Ah, e melhor: liberam o que há de mais coloquial nas pessoas.

O blog das meninas tem pique e muitas ganas de falar de assuntos legais. Tanto que arriscaram uma colaboração à distância, para puras notícias da Colômbia é de Bogotá. Eu, como haveria de ser, recomendo.